1 de março de 2022

|

por: mokayama

|

Categorias: matérias

Roy…

Muitas vezes quando ouvimos qualquer um de nossos heróis da guitarra ,acabamos por ignorar o fato de que eles, como todos os “mortais” ao nosso redor, são também influenciados por uma série de outros artistas e através de sua genialidade e “insigth” criam seu próprio vocabulário.De qualquer forma ,alguns personagens ,que acabam por ser verdadeiros “inventores da roda” , infelizmente dado a fatores de modismos ,terminam no esquecimento da mídia.

Roy Buchanan, guitarrista norte americano ,originário de Arkansas é justamente um exemplo desta circunstância.Roy foi um dos grandes pioneiros de uma série de técnicas que são lugar comum na linguagem da guitarra ,além de um dos maiores “performers” de todos os tempos.
Iniciou sua carreira no meio dos anos 50 acompanhando o cantor Dale Hawking(autor do clássico “Susie Q” ) e tocando em bares. Nos anos 60 praticamente abandonou tudo para sustentar sua família tocando apenas em “espeluncas”,por diversão .Mesmo assim ,sua fama se espalhou ,tendo como admiradores : Eric Clapton,Lennon e Blackmore entre outros. Seu nome passou a ser divulgado para o mundo graças a um programa de TV feito em sua homenagem ,que tem o título que ilustra este box( The greatest unknow guitar player in the world) em 1971.

A carreira de Roy foi tão brilhante quão tumultuada ,dado a seu notório alcoolismo e abuso de drogas.De qualquer forma,nada pode tirar mérito de seu estílo peculiar admirado por tantos,onde misturava elementos de country ( como o “chicken’picking”) com a sofisticação harmônica do jazz somado à agressividade do blues rock.Foi pioneiro da execução de harmônicos com palheta(os” gritinhos “) além de truques com o botão de volume. Fica como curiosidade, o fato de Jeff Beck ter lhe dedicado “Cause we ended as lovers “onde usa vários elementos peculiares ao estílo de Buchanan,entre eles os bends do início da música associados ao controle de volume; outra “pequena” referência do peso do nome de Roy é ninguem menos do que Steve Vai,que considerou a música de Buchanan audição obrigatória principalmente sua versão para “If 6 was 9” de Hendrix.

A música de Roy é um reflexo de sua personalidade ,onde mesclam- se lirismo com fúria(muitas vezes perguntavam-lhe como parecia tão calmo ao tocar e sua guitarra era tão agressiva, o que respondia dizendo que gritava internamente.).Uma pessoa cuja simplicidade levava- o a tomar atitudes notórias, como : recusar um convite de integrar os Rolling Stones e noutra ocasião desmarcar uma audiência com Paul MCartney, para simplesmente levar a filha ao zoológico. Infelizmente Mr.Buchanan teve uma ida prematura ao “céu”,dado a um episódio infeliz onde fora preso por embriaguês e “suicidado” em circunstâncias dúbias numa cela de prisão em agosto de 1988.

Oka

Discografia recomendada:

Roy Buchanan-(primeiro disco),Live Stock e When a Guitar Plays the Blues