O Princípio da Guitarra Rock (O Zen e a arte de fazer power chords…)
O Princípio da Guitarra Rock (O Zen e a arte de fazer power chords…)
A música é responsável pela arquitetura sonora que permeia nossa vida, seja em nossa dança, meditação ou qualquer outra atividade de nossa existência.
Partindo dessa premissa, esta série de colunas será dedicada mais ao lado de observador dessas esculturas musicais , bem como a nossa “dama das seis cordas” pode ser utilizada a serviço de suas criações.
Em diversas fases da música , enxergamos que a guitarra desempenha papel diferente,seja de apoio em big bands de jazz tradicional, criação de partes memoráveis das composições dos Beatles, levadas à frente na década de 80 por nomes como Eddie Van Halen e diluindo-se em texturas e distorções no dito Nu Metal.
É obrigação de qualquer artista saber entregar-se nos braços da Arte, considerando-a como uma entidade à parte, a qual devemos respeitar da mesma forma com que sua mera audição nos eleva o espírito.
Daí surgir, para o guitarrista, a dúvida maior de como utilizar nossas incontáveis horas de estudo,fluência em arpejos,sextinas, etc…. Talvez a resposta esteja meio ligada ao princípio budista de anulação do Ego , comparando nosso eu a gotas perdidas no oceano…
De maneira mais prática , vão algumas dicas de como direcionar nosso estudo e nossas energias. A principal é focalizar nosso tempo num repertório que possa servir para qualquer circunstância .Segue então, uma lista de algumas músicas obrigatórias para qualquer guitarrista.:
Obs.-Centrar um pouco seu tempo de estudo no aprendizado e memorização destas, com certeza, vai elevar sua musicalidade num outro patamar..
Bill Haley -Rock Around the Clock
Chuck Berry- Johnny B.Good
Beatles- Twist and Shout
Day Tripper
A Hard Days Nigth
Stones -Satisfaciton
Jumpin Jack Flash
Who _ Pinball Wizard
My Generation
Police – Every Breath You Take
Message in a Bottle
Van Halen- Aint Talkin Bout Love
Ozzie/ Randy Rhoads_ Crazy Train