4 de maio de 2022

|

por: mokayama

|

Categorias: Sem categoria

Cinco Riffs !!!

Cinco riffs….

Estudar música é parecido com estudar literatura; o bom escritor deve ler muito e o bom músico deve ouvir e tocar na mesma proporção.
Ao tirar músicas e tocar em bandas de covers., legitimamos nosso aprendizado e nossa compreensão dos elementos que fazem parte da música.

Cinco riffs essenciais:

“ Beatles/I Fell Fine”

John Lennon tinha uma das mais poderosas mãos direitas do rock , junto à pegada firme de Ringo era um dos elementos mágicos na música dos “Fab Four” Este riff exige ao mesmo tempo suíngue e pegada forte.

“ Van Halen/ Aint talkin Bout Love”

Apesar de Eddie Van Halen ser considerado um dos maiores solistas de todos os tempos, muito de sua genialidade reside na maneira como constrói a guitarra rítmica.
Este riff sobre o acorde de Am exige um controle de palm mute especial, como o prróprio Eddie diz, “_ é mais difícil controlar as notas que não saem da guitarra do que as que soam num som distorcido”

“Police/ Message in a Bottle”

Andy Summers é um dos maiores iconoclastas da guitarra,. sua elegância e descrição fazem parte do vocabulário de construções de riffs.Um músico com formação sólida e técnica , todavia com o desapego , bom senso e diluição de ego suficientes para tornar o Police um dos nomes maiores nomes do pop .
O cara que me ensinou a tirar o pé do acelerador.

“Rolling Stones/Brown Sugar”

Se o rock pudesse ser resumido num riff, este poderia traduzir esta definição. Pegada e timing únicos , só encontrados na mão deste gênio chamado Keith Richards

“AC/DC Highway to hell”.

Apesar que a figura de guitarrista desta banda é associada ao infernal Angus, é Malcom(seu irmão) que cria a maioria dos riffs.
Este riff mostra a essência da guitarra rock: simples, direta e agressiva.
Prova maior sua atemporalidade é a regravação que o Marron 5 fez em seu disco acústico.

M.O.

25/8/06