6 de fevereiro de 2014

|

por: mokayama

|

Categorias: matérias, music

Cobain, Basquiat e Yngwie…

Cobain, Basquiat e Yngwie…

Qual é a definição de arte?

Qual sua função exata, num mundo cada vez mais tecnocrata e pragmático, fragmentado pela digitalização de informações e, banalizada pelo fluxo e facilidade livre que circula….

Seria entreter, inspirar, nos fazer sonhar ou apenas nos distrair; talvez até mesmo alienar , servindo como trilha sonora de massa de manipulação….

Mera paisagem sonora para propaganda de refrigerante, trilha para endinheirados barrigudos na piscina de um resort fazerem vergonha alheia ao som do Camaro amarelo, ou seria a elevação espiritual que alguns malucos e E.Ts buscam , nas notas do Coltrane?

Longe de julgamento moral(que nesta altura do campeonato não tem muita validade) , cada uma pega para si o que achar mais conveniente, como um belo supermercado infinito onde tudo é valido; desde moral e valores flexíveis ,até comida, opção sexual , vestuário, crenças ou ausências desta.

É o que a nossa globalizada sociedade hiper capitalista nos oferece…

Bem vindos a bordo!

Qual seria a função primordial da arte? Nos conectar com o divino? Manifestar emoções? Ou mero passatempo, como uma palavra cruzada…talvez a soma disto tudo, com mais infinitas opções e definições…

O que pensaram aqueles homens da caverna, com suas primeiras pinturas achadas como registro pré- histórico, monólitos que sagravam as estrelas, pintores retratando o drama da paixão de Cristo, a microfonia mantrica de Jimi Hendrix e assim por diante…

Quando nos prendemos demais no lado pragmático e técnico, a pureza da expressão artística dança feio..

Quem é melhor, Yngwie ou Kurt Cobain????

Besteira pura , seria como comparar a força caótica de Basquiat com a sutileza de Monet; cada um com sua expressão onde a técnica é mero meio de tornar perene a sua verdade.

Lembremos que no fim das contas a verdadeira arte transcende a tudo e a todos.

Os mesmos trítono e relação de mediantes usado por Stravinsky se encontram na fúria de bandas punks como o Discharge….

Let´s make some f…. noise!!!!

Oka