
Livro Zen Guitar
John Lennon costumava dizer que a vida é aquilo que ocorre enquanto fazemos outros planos.
É com esse pensamento que Philip Toshio Sudo abre a sua série de “posts”, em seu site, sobre sua luta contra o câncer. Confesso que pouco sabia a seu respeito, apenas ouvi falar sobre seu livro “Zen Guitar”, na coluna do André Martins da revista Cover Guitarra.
Um dia, há poucos meses , esse livro, literalmente caiu em minhas mãos enquanto “matava hora” numa livraria da Paulista, numa tarde de chuva e café.
Ao folheá-lo, encantei-me com a forma bem “down to earth”, em que os ensinamentos zen-budistas são associados à arte do ensino e prática da guitarra , nele cada “insigth”é ilustrado com uma citação de vários heróis pessoais, do David Torn ao Keith Richards, passando pelo Miles Davis.
A filosofia Zen se encaixa de uma maneira ímpar em qualquer aspecto da vida mundana, mostrando que a iluminação ocorre em qualquer área e momento da existência, sendo esta o enfoque e a porta de entrada da filosofia oriental no mundo ocidental( vide a obra do escritor Jack Kerouac e as linhas de psicanálise , como a Jungiana e a Gestault). Zen Guitar é aquele livro que vai além do próprio papel impresso: vivencia-se!
Uma obra digna desse nome , daquelas que nos dá a sensação que temos após um filme bacana quando sentimos carregar algo físico para casa. Coincidentemente, a leitura se deu ao terminar a mixagem de meu segundo CD da série New Age que estou lançando (Zen Garden), cujas entrelinhas baseiam-se em interpretações de textos budistas. A nota triste é que o Philip nos deixou há dois anos. Descobri isso quando procurei saber mais de seus outros livros, discos e vida….
Existe uma parábola zen em que um monge , que passou a vida a plantar árvores, afirma estar usando seu desejo de Ego para que , após sua passagem, lembrem-se de sua vida através dos frutos e bons ares provindos das ditas árvores.
Philip San, em cada nota vou me lembrar de seus ensinamentos e manter seu “Dojo”aberto(palavra de escoteiro).
Márcio Okayama